terça-feira, 26 de maio de 2009

Pedagogia do Oprimido

Para Paulo Freire, vivemos em uma sociedade dividida em classes, sendo que os privilégios de uns, impedem que a maioria, usufrua dos bens produzidos e, coloca como um desses bens produzidos e necessários para concretizar o vocação humana de ser mais, a educação, da qual é excluída grande parte da população do Terceiro Mundo. Refere-se então a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, onde a educação existe como prática da dominação, e a pedagogia do oprimido, que precisa ser realizada, na qual a educação surgiria como prática da liberdade.
O movimento para a liberdade, deve surgir e partir dos próprios oprimidos, e a pedagogia decorrente será " aquela que tem que ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade". Vê-se que não é suficiente que o oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas, que se disponha a transformar essa realidade; trata-se de um trabalho de conscientização e politização.
A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, (predomina o discurso e a prática, na qual, quem é o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos, como vasilhas a serem enchidas; o educador deposita "comunicados" que estes, recebem, memorizam e repetem), da qual deriva uma prática totalmente verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo, e autoritária, pois manda quem sabe.
Dessa maneira, o educando em sua passividade, torna-se um objeto para receber paternalisticamente a doação do saber do educador, sujeito único de todo o processo. Esse tipo de educação pressupõe um mundo harmonioso, no qual não há contradições, daí a conservação da ingenuidade do oprimido, que como tal se acostuma e acomoda no mundo conhecido (o mundo da opressão)e eis aí, a educação exercida como uma prática da dominação.

4 comentários:

  1. Oiiii querida.. !!
    adorei o post..
    nosso pais.. está cada dia pior.. !
    não sei aonde vai parar tudo isso..
    boa semanaa..
    beijao.. ;*

    ResponderExcluir
  2. Eh! menina!
    aorei suas ostagens pois são inriquesedoras para nós educadores.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite linda!!!
    Adorei seu blog, pois ele é muito fofo e criativo. Ah passa pra dar uma visitinha em meu blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida!!
    passei parabenizar pelo blog, muito bonito!!! Passa lá para dra uma olhada no meu blog...

    ResponderExcluir